terça-feira, 13 de julho de 2010

Segunda Guerra Mundial: Antecedentes do conflito



Como sabemos o maior conflito armado mundial pode ser entendido como uma continuação da Primeira Guerra (1914-1918) , que foi marcada pela derrota da Tríplice Aliança formada por Alemanha , Itália e o extinto Império austro-húngaro. Porém o país que foi unicamente responsabilizado e sofreu duras penas foi a Alemanha , o que fomentou em um certo sentimento de vingança por parte do povo alemão que viu depois de um tempo , na figura de Adolf Hitler , sua fonte de salvação.
Algumas pessoas costumavam dizer que o conflito da Primeira Guerra deveria ser a última das guerras , mas após seu término , o nacionalismo agressivo e o imperialismo continuavam latentes , senão até mais do que antes do primeiro embate.
Com a Alemanha destroçada e humilhada pelo resto do mundo , a nação alemã encontra no partido nazista sua fonte de salvação.
Em 1928 o Partido Social Democrata Alemão obteve uma grande vitória eleitoral e formou um novo governo ao lado do Partido Popular e do Partido de Centro — católico, representantes da pequena-burguesia e da burguesia republicana alemã. O Partido Comunista também viu sua votação crescer. A grande derrotada foi a extrema-direita.
A Alemanha parecia superar as crises que a aflingiam desde o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A crise da Bolsa de Nova Iorque, iniciada em outubro de 1929, teve efeito catastrófico na Alemanha. De repente, cessou todo ingresso de capitais estrangeiros e as portas do comércio internacional foram abruptamente fechadas. A fragilidade da economia alemã ficava assim claramente demonstrada. Centenas de indústrias faliram e o índice de desemprego explodiu. No início de 1932 já existiam mais de 6 milhões de desempregados, o que representava cerca de um terço da força de trabalho.
O chanceler da República de Weimar - nome dado pelos historiadores a este período histórico alemão - foi indicado um deputado do centro católico chamado Heinrich Brüning. Não tendo maioria parlamentar, ele aproveitou-se de uma brecha na Constituição para governar através de decretos-leis. Dois meses depois de assumir o governo dissolveu o parlamento e convocou novas eleições para setembro de 1930.
O maior partido alemão continuava sendo o PSDA (social-democrata) que diante do novo governo conservador adotou uma “política de tolerância”, que significava não fazer oposição, desde de que o governo se mantivesse dentro da legalidade e numa posição de defesa da República. Afinal, segundo ela, um governo de Brüning seria melhor do que o governo de Hitler.
Os comunistas também conheceram um significativo crescimento durante este período de crise. Eles passaram de 54 deputados em 1928 para 77 em 1930. Em 1932 elegeram 100 deputados. O crescimento dos comunistas foi acompanhado de um declínio relativo da social-democracia. Cresceu enormemente o número de filiados ao Partido Comunista Alemão, a grande parte era formada de desempregados e de jovens. O operariado mais idoso e que trabalhava nas grandes fábricas permaneceu sob a influência da social-democracia.
A euforia dos comunistas levou-os a não tirarem todas as lições dos resultados eleitorais. A novidade não era o crescimento do PCA, mas o crescimento da influência da extrema-direita nazi-fascista. Os nazistas tinham eleito apenas 12 deputados em 1928, no auge da recuperação econômica alemã e elegeram 107 em 1930. Nas eleições de julho de 1932 elegeram 230 deputados, ou seja, obtiveram bem mais que o dobro de votos que os comunistas.
Mas era apenas o princípio do movimento. Não devemos esquecer ainda que o fascismo crescia por toda a Europa tanto nos clássicos como Itália , Espanha , quanto nos países “democráticos” , onde partidos extremistas já conseguiam destaque nas urnas.



Gostou , não gostou? Por favor comente , envie sugestões , links com informações , apontem falhas e acertos por favor!

*Continue lendo em:

Antecedentes do Conflito (continuação)

5 comentários:

  1. sua ideia é boua ,mas precisa melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Qualquer site ou página sobre história é bem vindo desde que aberto a opiniões e discussões.
    Por favor, sempre que postar imagens ou trechos de outros autores coloque legenda, identificação de fontes e origem.

    ResponderExcluir
  3. Afinal, quem sao os antecedentes da 2guerra mundial

    ResponderExcluir
  4. É´você deve deixar mais claro.

    ResponderExcluir
  5. esclareça mais isso por favor. é só o que ta faltando

    ResponderExcluir