terça-feira, 27 de julho de 2010

A Segunda Guerra - Completo (parte 3)

Com a tomada da França e Polônia pelos nazistas,a guerra toma proporções mundiais,com a extensão do conflito ao norte da África.Afinal esse território estava todo estruturado na forma de colônias das potências européias.
*A Guerra no Norte da África

Após a invasão da França as tropas italianas destacadas na Líbia sob o comando do Marechal Graziani, uma vez livres da ameaça das forças francesas estacionadas na Tunísia iniciaram uma série de ofensivas contra o Egito, então colônia da Grã-Bretanha, com vista a dominar o canal de Suez e depois atingir as reservas petrolíferas do Iraque, também sob domínio britânico.
Os efetivos ingleses destacados no norte da África e que compunham o então designado XIII Corpo de Exército, comandado pelo General Wavell, após alguns reveses iniciais realizaram uma espetacular contra-ofensiva contra as forças italianas que, apesar de sua superioridade numérica foram empurradas por 1200 km de volta à Líbia, perdendo todos os territórios anteriormente conquistados. Esta derrota custou aos italianos a destruição de 10 divisões, a perda de 130.000 homens feitos prisioneiros, além de 390 tanques e 845 canhões.
Com a situação ficando crítica para o Eixo, Hitler decide enviar tropas alemãs para o norte da África, com o objetivo de evitar um total desmembramento das forças italianas.
É criado então em janeiro de 1941, o Afrika Korps (Corpo Expedicionário Alemão na África),sob o comando de Erwin Rommel, posteriormente chamado de a Raposa do Deserto, devido aos seus grandes feitos militares.
*leia o início em:

Segunda Guerra Mundial: Antecedentes do conflito

Nenhum comentário:

Postar um comentário