quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Segunda Guerra Mundial-Conflito completo (parte 1)




O plano de guerra nazista baseava-se na ideologia do espaço vital (Lebensraum), área onde o povo de origem germânica poderia prosperar e integrar todo o seu povo disperso pela Europa(Áustria,Sudetos,região da então Tchecoslováquia e Dantizig,polêmico enclave alemão em território polonês).
Hitler inicia então seu plano de expansão com a anexação da Áustria ainda em 1938,com o apoio da maioria da população do país.O mapa da Alemanha começava a mudar.Passou então a reivindicar a região dos Sudetos,mas a Tchecoslováquia não está nem um pouco interessada em ceder esse território.A guerra parece iminente.Mussolini convoca a conferência de Munique,onde ingleses e franceses concordam que os alemães anexem os Sudetos,desde que não fizessem novas exigências.Hitler assina o acordo.Em agosto de 1939 se reúne com o governo soviético e assinam juntos um pacto de não agressão ,que previa divisão do território polonês.Em 1° de setembro de 1939 a Alemanha invade a Polônia que cai dominada em três semanas.É aí que começa realmente o conflito.
Invasão da Polônia
Em 1° de setembro de 1939 as tropas alemãs cruzam a fronteira polonesa, desencadeando a operação Fall Weiss,iniciada como uma reação a uma suposta invasão de uma estação de rádio nazista pelos poloneses,fato que foi comprovado mais tarde apenas como um estratagema dos alemães para desencadearem o conflito.Foi o primeiro conflito da guerra,mas a Alemanha já demonstrara sua superioridade militar.Os nazistas mandaram para a frente de batalha suas melhores tropas:cavalaria,blindados leves e pesados,divisão de montanha,cavalaria e uma infinidade de outros recursos.Para comparar o poder dos alemães contra os poloneses as divisões padrão dos respectivos países era assim:
ALEMANHA POLÔNIA
5375 cavalos 6937 cavalos
938 veículos X 76 veículos
530 motos

O ataque começa com o encouraçado alemão SMS Schleswig-Holstein abrindo fogo contra as guarnições polonesas da Westerplatte, penísula localizada em Danzig, hoje Gdansk. Horas depois, o Grupo de Exércitos Norte e Sul iniciaram a invasão por terra.
Empregando a tática da Guerra Relâmpago com tropas blindadas e mecanizadas, juntamente com inovadoras técnicas de combate e equipamentos modernos, os alemães rapidamente quebraram as linhas defensivas dos poloneses, alcançando o Vístula já em 3 de setembro, e iniciando o cerco a Varsóvia no dia 10. Ao sul, com o Grupo de Exércitos Sul, comandado por Gerd von Rundstedt, no dia 3, as tropas de Reichnau já se encontravam na retaguarda de Cracóvia, e cinco dias depois, tendo percorrido 140 milhas em uma semana, se encontravam a 10 km de Varsóvia.
A essa altura, todos os planos de defesa poloneses haviam falhado, basicamente pela mobilização das tropas alemães e pela incapacidade do exércitos polones em recuar estrategicamente, muito por causa do nível de obsolência do seu exército e da mentalidade de seus comandantes, principalmente do Chefe das Forças Armadas, General Rydz-Smigly. Os poloneses tinham duas opções de defesa; a primeira era espalhar as forças pela fronteira e recuar aos poucos até o Vístula, e ali estabelecer a última linha defensiva. A segunda era já estabelecer a linha no rio Vístula, sem recuos estratégicos. O General Rydz-Smigly, querendo dar proteção à totalidade do território nacional, optou pela primeira opção e estendeu, ao longo das fronteiras, 7 divisões, denominadas exércitos. Essas forças foram rapidamente cercadas, e a despeito do contra-ataque do rio Bzura, nenhuma delas esboçou reação expressiva ou comprometeu de alguma forma a invasão como um todo.
Mesmo que o plano de defesa polonesa fosse sua única chance de salvação,ele fracassou totalmente perante a invasão russa pelo leste.
Do ponto de vista dos nazistas, a operação na Polônia foi um teste importante,onde forças foram avaliadas e falhas corrigidas.Depois da invasão ao território polonês,o efetivo alemão foi totalmente reformulado com o objetivo de otimizar a blitzkrieg.
Os poloneses sem alternativa,só puderam resistir no cerco as cidades,até a capitulação.O governo foge com a Marinha e se exila na Inglaterra.Muitas tropas desertam para Lituânia,França e Romênia.Não se vê nem um pouco da bravura que o povo polonês mostraria depois da ocupação.E tudo isso nas três primeiras semanas de guerra.

*Continuue lendo aqui:

A Segunda Guerra - completo (parte 2)

Um comentário:

  1. simplesmente acho qualquer guerra um ABSURDO, uma falta de escrúpulos na busca por mais e mais poder. Sem ligar para as PESSOAS, que é o que importa de verdade!

    se quiser dar uma passada pelo meu blog:
    http://jadenadaf.blogspot.com/ =)

    ResponderExcluir